Domingo é Livre: gratuidade aos domingos traz mais inclusão ao transporte público; saiba como funciona

18 / 04 / 22

Foto: Reprodução/Ascom SMTT

Maceió segue se tornando referência em transporte público, contando com a menor tarifa do país e gratuidade para os estudantes. Agora, os passageiros da capital também passam a dispor da gratuidade para todos aos domingos, por meio da iniciativa “Domingo é Livre”.

Uma parceria da Prefeitura de Maceió com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), o benefício proporciona mais inclusão ao permitir a utilização dos ônibus para atividades sociais sem custos para a população.

“O transporte público coletivo tem, em sua essência, o objetivo de ser um serviço de qualidade para todos, e com o menor custo possível para quem mais precisa dele. Poder viabilizar mais este benefício aos maceioenses, com a parceria da Prefeitura de Maceió, é muito gratificante para as empresas que integram nosso sistema”, conta o presidente do Sinturb, Guilherme Borges.

“Vivemos um novo momento no transporte público da capital. A gestão municipal tem um compromisso com os maceioenses. Minha missão é coordenar junto com as equipes técnicas para tornar o projeto uma realidade que transformará a vida dos cidadãos”, frisou o superintendente André Costa, titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Como funciona o benefício

Para poder utilizar os ônibus gratuitamente, os passageiros precisam apenas de um cartão da modalidade Cidadão, seja da bandeira Vamu Mobilidade (sistema atual) ou Bem Legal (sistema anterior). De posse do cartão, basta aproximá-lo dos validadores e a catraca será liberada. É preciso atentar para o fato de que há um limite de seis viagens por dia do benefício, ou seja, entre 0h e 23h59 de cada domingo.

Benefício é restrito ao cartão Cidadão, seja da bandeira Vamu ou Bem Legal (Foto: Divulgação/Sinturb)

Outro detalhe é que mesmo que os cartões Escolar e Vale-Transporte também possuam a modalidade Cidadão integrada, eles não participam do “Domingo é Livre”, o que implica dizer que quem possui apenas um destes cartões precisará solicitar o cartão Cidadão para ter acesso ao benefício.

Como solicitar o cartão Vamu Cidadão

Para obter seu cartão Vamu Cidadão, o interessado deve comparecer a um dos postos de atendimento do Vamu Mobilidade e apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo), CPF e um comprovante de residência. Para quem nunca teve um cartão Cidadão, a primeira via é gratuita e fica pronta na hora. Já a segunda via é emitida mediante uma taxa de R$ 10.

Onde solicitar

-Vamu Mobilidade: segunda à sexta (exceto feriados), das 7h às 17h;

-Terminal Benedito Bentes: segunda à sexta (exceto feriados), das 5h às 19h; sábados das 5h às 12h;

-Terminal Colina: segunda à sexta (exceto feriados), das 5h às 19h; sábados das 5h às 12h;

-Terminal Cruz das Almas: segunda à sexta (exceto feriados), das 6h às 18h; sábados das 6h às 12h;

-Terminal Eustáquio Gomes: segunda à sexta (exceto feriados), das 5h30h às 17h30; sábados das 6h às 12h;

-Terminal Graciliano Ramos: segunda à sexta (exceto feriados), das 5h30 às 17h30; sábados das 6h às 12h;

-Terminal Salvador Lyra: segunda à sexta (exceto feriados), das 5h30 às 17h30; sábados das 6h às 12h;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *