Vamu Mobilidade: conheça o novo sistema de bilhetagem de Maceió

Sistema permite pagamento com QR Code e cartões de crédito por aproximação; cartões Bem Legal também seguem em funcionamento

01 / 10 / 21

Maceió deu mais um grande passo em direção à modernização de seu sistema de transporte público nesta sexta-feira (01), ao dar início ao Vamu Mobilidade, o novo pacote de funcionalidades voltadas à bilhetagem eletrônica. Com um aplicativo e novas formas de pagamento, os passageiros encontram ainda mais facilidade e segurança ao embarcar nos ônibus da cidade.

Primeira capital do Nordeste a adotar o moderno sistema de bilhetagem com múltiplas modalidades, Maceió passa a contar com um aplicativo que reúne a recarga instantânea dos cartões com disponibilidade dos créditos em até 10 minutos e a possibilidade de utilizar uma carteira digital com QR Code para validação nas catracas. Além disso, também passa a ser possível utilizar cartões de crédito das bandeiras Visa e Master que tenham a função de aproximação diretamente nos validadores.

A partir de hoje, 11 ônibus da linha Salvador Lyra/Iguatemi passam a contar com wi-fi gratuito e os novos validadores online, com a implantação gradual do sistema em todos os ônibus prevista para ser concluída até o fim do ano. O aplicativo já está disponível para download na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

As novidades chegam para somar, já que todo o ecossistema pré-existente segue funcionando normalmente. São mais de 180 pontos de recarga espalhados pela cidade, incluindo totens de autoatendimento em shoppings e na rodoviária de Maceió, além dos aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi. Tudo isso foi mantido, assim como a funcionalidade dos cartões do sistema Bem Legal, que podem usufruir de tudo que chega com o Vamu Mobilidade, não sendo necessária a troca dos cartões.

“O Vamu é uma novidade extremamente positiva, que chega para dar mais comodidade a quem anda de ônibus, pois ele moderniza ainda mais o transporte público de Maceió, de forma ágil, prática e segura. Além de tudo que já era ofertado, a população passa a ter novas soluções de pagamento, inclusive sem a necessidade exclusiva do cartão, por meio do aplicativo próprio do Vamu. São melhorias para todos”, reforça o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges.

“Um milhão de usuários serão beneficiados com essa grande mudança na forma de pagamento e no direito de poder utilizar a mobilidade urbana. É dessa maneira que vamos trazendo dignidade e fazendo de Maceió uma cidade que cuida das pessoas”, destacou o prefeito de Maceió, JHC. O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, destacou que Maceió oferece a melhor tecnologia do país, tudo isso na palma da mão. “Não mediremos esforços para que a população e os turistas tenham, com agilidade e praticidade, direito ao sistema de transporte coletivo”, disse André Costa.

2 Comentários em “Vamu Mobilidade: conheça o novo sistema de bilhetagem de Maceió

Lucas
2 de novembro de 2021 em 21:44

Olá, boa noite!

Como posso fazer um cartão e utilizar o transporte coletivo como turista? Não tenho comprovante de endereço, já que estou hospedado e permanecerei apenas 12 dias na cidade. Desde já agradeço.

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 14:54

Caro Lucas,

Você pode solicitar um Cartão Bem Legal Cidadão avulso.

o Cartão VAMU Cidadão que é o cartão voltado para o usuário comum, que não é contemplado com o beneficio do Passe Livre (não possui o Cartão VAMU Escolar) ou não recebe o benefício do Vale-transporte (não possui o Cartão VAMU Vale-transporte), mas que se utiliza do transporte público para os seus deslocamentos.

Você pode solicitar o Cartão VAMU Cidadão nos seguintes Postos de Atendimento:

– Posto de Atendimento do Cartão VAMU, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 09h:00min às 12h:00min;
– Terminal de Ônibus do Colina, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, de segunda a sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Salvador Lyra, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Graciliano Ramos, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Já do Maceió Shopping, de segunda a sexta, das 10h:00min às 16h:00min.

Basta apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência (com CEP. Para não turistas) e realizar a retirada do seu Cartão VAMU Cidadão.

O Cartão Bem Legal Cidadão só é entregue na hora para quem nunca teve um Cartão Bem Legal (independente do tipo).

Para quem já existe para o sistema (possui algum tipo de cartão de transporte), o mesmo não permite a vinculação de um Cartão VAMU Cidadão já pré-impresso e por isso você terá que esperar.

A 1ª via do Cartão VAMU Cidadão é gratuita.

A aquisição de créditos para o Cartão VAMU Cidadão (valor integral) pode ser realizado das seguintes formas:

– Internet, mediante cadastro no Portal Cidadão (através do site http://www.cartaobemlegal.com.br => Cartão Cidadão)
– Aplicativo Rede Ponto Certo Cartão Bem Legal, CittaMobi, RecargaPay, Qiwi ou VAMU (Android/IOS) (somente com cartão de débito ou crédito);
– Junto aos mais de 130 (cento e trinta) pontos de vendas da rede de conveniência (Rede Ponto Certo / QIWI), mediante pagamento de taxa de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse http://www.cartaobemlegal.com.br =>Pontos de Recarga => Rede Ponto Certo ou => QIWI;
– No autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro)
– Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 19h:00min;
– Terminal de Ônibus do Colina, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, de segunda a sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Salvador Lyra, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Graciliano Ramos, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min,
– Maceió Shopping – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 10h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito);
– Parque Shopping – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 10h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito); e
– Terminal Rodoviário João Pulo II – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 05h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito).

Todo pedido de créditos realizados via web (através do Portal Escolar ou Cidadão), assim como, pedidos de créditos realizados por aplicativos, após o pagamento do(s) boleto(s) bancário(s) (caso de pedidos realizados via portal), os créditos serão disponibilizados para cada cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis, mediante a devida compensação bancária, sendo a recarga é realizada dentro do ônibus no momento em que o usuário for utilizar o seu Cartão VAMU.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.vamumobilidade.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado clicando nos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *