Bem Legal é ser de graça: 2ª via do Cartão Cidadão pode ser emitida gratuitamente até o fim de abril

12 / 04 / 21

mão segurando cartão de bilhetagem eletrônica de Maceió no posto de recegarga

Se você perdeu ou danificou seu Cartão Bem Legal Cidadão, esta é a melhor hora para fazer uma nova via e voltar a utilizar o transporte público de Maceió da maneira mais prática e segura possível. É que até o fim do mês de abril, a emissão da segunda via do cartão Cidadão será totalmente gratuita para todos, bastando apresentar seu RG e CPF.

A segunda via gratuita do Cartão Cidadão pode ser solicitada até o dia 30 de abril, no posto de atendimento do Cartão Bem Legal no Centro ou nos terminais do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Colina e Cruz das Almas. Com a solicitação, o cartão é entregue ao passageiro em um prazo de até 5 (cinco) dias úteis.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges, a isenção da taxa é um incentivo extra para que os maceioenses se adaptem ainda mais à bilhetagem eletrônica.

“O uso do Cartão Bem Legal é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de utilizar o transporte público, principalmente durante este período de pandemia, por reduzir o contato físico e o risco de transmissão do coronavírus”, explica Borges.

A modalidade Cidadão é voltada para o passageiro comum, que não tem acesso aos cartões Escolar (para estudantes) ou Vale-Transporte (fornecido por empregadores), mas que utiliza os ônibus para seus deslocamentos.

Benefícios

Entre as vantagens da bilhetagem eletrônica estão a praticidade de não precisa portar dinheiro, a segurança de poder bloquear seu cartão em caso de perda ou roubo e evitar o uso indevido de seus créditos (recuperando o saldo posteriormente) e a comodidade de efetuar recargas em mais de 100 pontos da cidade ou por meio de um computador ou celular com acesso à internet.

Vale lembrar que o uso do Cartão Bem Legal ainda diminui consideravelmente o risco de contaminação por Covid-19 quando comparado com o uso de dinheiro em espécie, já que o vírus pode permanecer nas cédulas por vários dias após o contato, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este fator beneficia não só os passageiros, como também os rodoviários.

Onde fazer?

A segunda via pode ser solicitada em qualquer um dos pontos a seguir, de segunda a sexta (exceto feriados):

-Posto Bem Legal Centro: 7h às 17h

-Terminal do Benedito Bentes: 9h às 12h

-Terminal do Eustáquio Gomes: 5h30 às 17h30

-Terminal do Colina: 5h às 17h

-Terminal de Cruz das Almas: 6h às 18h

Recarga de créditos

Atualmente, o Cartão Bem Legal conta com sete postos físicos de recarga e outros 160 pontos credenciados da Rede Ponto Certo e Qiwi. Além destes, também são oferecidas opções de recarga on-line, com pagamento por boleto ou via cartão de crédito.

7 Comentários em “Bem Legal é ser de graça: 2ª via do Cartão Cidadão pode ser emitida gratuitamente até o fim de abril

Joselia
14 de abril de 2021 em 12:38

Boa tarde,o formulário de recadastramento está no site, só que está com o nome da escola antiga, já que o meu filho mudou de escola esse ano, já fui na escola nova semana passada e não tinha chegado ainda o formulário na escola atual,o que devo fazer?imprimo o do site com o formulário antigo, ou espero chegar o novo na escola?

Responder
Karine da Conceição Pereira
19 de julho de 2021 em 11:30

Bom dia
Acabei de ir na unidade terminal do Benedito bentes,enfrentei uma fila enorme,sem preferencial inclusive .
Para a atendente dizer que lá não fazia a solicitação da segunda via sendo que está na listas dos pontos .
Atendimento 0 e respeito a população 0.

Responder
Tony Melo
26 de julho de 2021 em 17:05

Cara Karyne Pereira,

Você pode sim solicitar a confecção de uma nova via do seu Cartão Bem Legal Cidadão nos seguintes Postos do Cartão Bem Legal:

Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min;
Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, localizado na Avenida Pimentel da Costa, s/n, Benedito Bentes, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 09h:00min às 12h:00min;
Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, localizado na Rua 8-A, 190, Cidade Universitária, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min;
Terminal de Ônibus do Colina, localizado na Rua Ernani da Rocha Cavalcante Passos, 149, Santa Amélia, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min. Sábado das 05h:00min às 16h:00min;
Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, localizado na Rua Lauro Machado da Costa, Cruz das Almas, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min;
Para a solicitação deverá apresentar os originais de RG e CPF, mediante o pagamento, em espécie, do valor equivalente a 06 (seis) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió. O novo cartão será entregue em até 05 (cinco) dias úteis.

– Em caso de DEFEITO: O cartão com defeito fica retido e um novo cartão será providenciado sem custo.

– Em caso de DANO: O cartão danificado fica retido e um novo cartão é solicitado ao custo de 06 (seis) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pagos no ato da solicitação, em espécie.

Ressaltamos que no mês de julho a segunda via do Cartão Bem Legal Cidadão é GRATUITA.

Responder
Gabriela
22 de julho de 2021 em 17:02

Me pediram um B.O. para fazer a 2° via do meu cartão de estudante, faz 9 anos que não estudava, isso se faz necessário mesmo?

Responder
Tony Melo
26 de julho de 2021 em 17:12

Cara Gabriela,

Sim.

Por ser um Cartão que oferece um beneficio (desconto de 50% no valor integral da passagem), se faz necessário o registro de um Boletim de Ocorrência para a solicitação de uma nova via.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *