Atenção clientes! Conheça nossos postos e horários de funcionamento

09 / 10 / 20

O atendimento do posto do Cartão Bem Legal centro, localizado na rua Buarque de Macedo, voltou a ser das 7h às 17h, durante os últimos  meses o horário precisou ser reduzido. Para recarga de créditos no caixas  passageiro pode realizar das 7h às 13h e nas máquinas de autoatendimento das 7h às 17h.

Todos os protocolos de segurança, como demarcação de distanciamento social e cuidado com higienização nos clientes estão sendo realizados para que ao atendimento aos clientes aconteçam da forma mais segura.

O uso de máscara é obrigatório para o atendimento.

Horário dos postos

Posto Terminal do Benedito Bentes – 5h às 19h – Seg a sexta. Sábados 6h às 12h;

Posto Terminal Eustáquio Gomes – 5h30 às 17h30 – Seg a Sexta. Sábados 6h às 12h.

Posto Terminal Colina – 5h às 20h30 – Seg a Sexta – Sábados 5h às 16h.

Posto Terminal Cruz das Almas – 6h às 18h – Segunda a Sexta- feira. Sábados 6h às 12h.

Posto Terminal Salvador Lyra – 6h às 18h – Segunda a Sexta- feira. Sábados 6h às 12h.

Recargas Online

Os pedidos de créditos podem ser feitos de forma online, garantindo mais praticidade para o passageiro. Os usuários podem recarregar através de três aplicativos e também pelo site oficial do cartão, evitando filas e aglomerações nos postos e pontos de venda.

Após acessar a página, o usuário pode escolher qual modalidade on-line ele quer realizar o pedido de recarga. Como o site do Cartão Bem Legal,  (www.cartaobemlegal.com.br), bastando apenas o usuário faça um cadastro com os dados pessoais e do cartão. Os pedidos são pagos através de boleto bancário.

As outras opções são: o aplicativo Cittamobi, que além de informar sobre linhas e horários, também realiza o pedido de recarga; e os aplicativos RecargaPay e Ponto Certo. Nessas três opções os pagamentos podem ser feitos através de cartão de crédito e o procedimento além de rápido, é simples.

Os créditos são disponibilizados no cartão dos passageiros de ônibus após o prazo de 72h úteis.

Ascom Sinturb

 

70 Comentários em “Atenção clientes! Conheça nossos postos e horários de funcionamento

thais
6 de outubro de 2020 em 17:41

Gostaria de saber como faço pra saber meu saldo total do cartão. A empresa que trabalho fez recarga em Janeiro, Fevereiro, Julho, Agosto e Setembro e eu não usei pois estava vindo de carona antes da Pandemia e pós reabertura (Julho) eu vinha de carona ou uber, porem só tinha o Saldo de Setembro. Era pra eu ter mais de 600,00 em cretditos e nao esta aparecendo

Responder
Nathália Lopes
8 de outubro de 2020 em 11:28

Oi Thais, nesse caso você deve ter recargas pendentes, que ficarão disponíveis de acordo com o uso da carteira atual. Para ter acesso a todo extrato, nossa sede funciona de 7h às 17h, no centro, antiga transpal.

Responder
Maria
5 de novembro de 2020 em 11:14

Bom dia onde faço o cartão?
Demora quantos dias pra chegar?

Responder
Nathália Lopes
18 de novembro de 2020 em 11:29

Primeira via sai na hora. Leve rg, cpf e comprovante de residência.

Responder
MARIA VITORIA CARNEIRO DA SILVA
6 de novembro de 2020 em 08:47

Gostaria de saber quando de multa vou pagar para renovar minha carteirinha, pois não renovei ainda nesse ano, estou indo esse mês.

Responder
Nathália Lopes
18 de novembro de 2020 em 11:30

Olá, não estamos cobrando multa para recadastros com vencimento de formulário 31 de março.

Responder
Carol
9 de novembro de 2020 em 11:14

Bom dia, antes da pandemia fiz o cartão na transpal do tabuleiro e não consegui pegar devido a pandemia, agora estou tentando ligar e não consigo, passei por lá e parecia está abandonado, onde eu pego????

Responder
Nathália Lopes
18 de novembro de 2020 em 11:31

O seu cartão está no posto do centro. Funcionamos de 7h ás 17h.

Responder
Anderson
13 de novembro de 2020 em 14:56

Quais os pontos em que posso solicitar a segunda via do meu VT? O meu atual não está lendo sempre.
Consigo solicitar nessas ações que estão tendo nos terminais?
Moro no Tabuleiro (conj. S. Lyra), aquele ponto na durval de Góes, eu posso solicitar a segunda via desse V.T.? Quais documentos precisa?

Responder
Nathália Lopes
18 de novembro de 2020 em 11:33

O cartão vale transporte só pode ser solicitado no posto do centro das 7h às 17h. Leve rg e cpf. E pagará uma taxa de R$ 29,20.

Responder
Anderson
19 de novembro de 2020 em 13:10

Obrigado

Responder
karol
16 de novembro de 2020 em 13:42

Todos pode fazer o cartão bem legal?

Responder
Nathália Lopes
18 de novembro de 2020 em 11:33

Sim!!

Responder
Mariana
23 de novembro de 2020 em 17:26

Olá.
Infelizmente, tive o meu cartão estudantil bloqueado. Gostaria de saber em qual transpal posso ir solicitar o desbloqueio?

Responder
Nathália Lopes
25 de novembro de 2020 em 15:35

Bloqueio do beneficio ou bloqueio por biometria facial?

Responder
Higor Boanerges
23 de novembro de 2020 em 21:58

Gostaria de saber como está o recadastramento estudantil. Porque quando eu ia fazer aí começou a pandemia e não consegui.

Responder
Nathália Lopes
25 de novembro de 2020 em 15:35

O recadastramento pode ser feito se você tiver com o formulário assinado e carimbado pela instituição.

Responder
Geovane Augusto
25 de novembro de 2020 em 07:25

Quero saber se esta funcionando o ponto de atendimento,pra realizar o cartão bem legal, no terminal da Cruz das Almas? Ou dos bairros adjacências.

Responder
Nathália Lopes
25 de novembro de 2020 em 15:35

Cruz das Almas o funcionamenot é de 6h ás 18h.

Responder
Elda
25 de novembro de 2020 em 21:50

Olá,

Minha mãe possui o cartão sênior e precisa ser recadastrado, ele fez aniversário dia 02/10, ela ainda consegue recadastrar esse ano? Qual posto ele deverá ir?
Obrigada.

Responder
Nathália Lopes
1 de dezembro de 2020 em 11:02

Consegue sim. Passa no posto do centro das 7h às 17h.

Responder
Francis Cavalcante
7 de janeiro de 2021 em 12:47

Meu cartao não está funcionando onde posso descobrir qual o problema?

Responder
Aline Urbano Da Silva
16 de janeiro de 2021 em 10:11

Sou da prefeitura e tenho uns creditos pendentes pra colocar no meu cartao
Este serviço pode ser feito no posto de atendimento do eustaquio gomes? Ou la é só pra venda de creditos?

Responder
Nathália Lopes
20 de janeiro de 2021 em 16:34

Posto do centro 7h às 17h.

Responder
Jordânia
15 de fevereiro de 2021 em 23:16

estou tentando fazer meu cadrastro e esta dizendo ” nenhum registro encontrado” oq faço?

Responder
Tony Melo
26 de fevereiro de 2021 em 10:00

Cara Jordânia,

As suas aulas já retomaram as atividades normais?

A liberação da utilização do cartão Bem Legal Escolar é para os alunos das instituições que já retomaram as atividades.

Em caso positivo, favor solicitar a sua instituição de ensino o envio dos seu dados para nós, para que possa ser disponibilizado o Formulário de Cadastro/Recadastro Estudantil 2021.

Se você não consegue emitir o seu formulário junto ao nosso site, implica dizer que a sua instituição de ensino ainda não enviou os seus dados.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.cartaobemlegal.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Fernando N Marinho
3 de março de 2021 em 10:50

o posto do terminal do Salvador Lyra, está funcionando.

Responder
Tony Melo
4 de março de 2021 em 08:49

Caro Fernando Marinho,

Sim. O Terminal de Ônibus do Salvador Lyra, funciona para a venda de créditos de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min.

Responder
Cris
5 de março de 2021 em 08:03

O posto do tabuleiro dos Martins ainda funciona?

Responder
Tony Melo
18 de março de 2021 em 10:17

Caro(a) Cris,

O Posto de Atendimento do Tabuleiro não mais existe.

Atenciosamente,

Responder
Lays myrele Araújo Oliveira
15 de março de 2021 em 05:32

Bom dia! Gostaria de saber, se para fazer o recadastramento e colocar crédito, precisa ser o titular da carteirinha, ou pode ser outra pessoa? Outra dúvida, qual o horário de funcionamento da unidade do centro?

Responder
Tony Melo
18 de março de 2021 em 12:27

Cara Lays Myrele,

Conforme determina a Portaria Municipal nº 107, de 17 de novembro de 2020, que define os prazos e critérios para a realização do Cadastro/Recadastro do Cartão Bem Legal Escolar, em seu Art. 3º, § 2º, somente o aluno poderá fazer o seu cadastro e ou recadastro, quando será atualizada/tirada a sua foto (biometria facial).

O RECADASTRO pode ser feito nos postos do Cartão Bem Legal, localizado no Centro (localizado na Rua Buarque de Macedo, 549) e no Terminal do Benedito Bentes, mediante apresentação do Formulário de Cadastro/Recadastro 2021 (devidamente carimbado e assinado pela instituição de ensino) + Cartão Bem Legal Escolar (pagante/gratuito) + RG e CPF do titular (original e cópia) + comprovante de residência 2021 com CEP (original e cópia, com no máximo 03 meses de emissão) + taxa no valor de R$7,00 (sete reais), até o dia 31 de março de 2021. Após essa data, além da taxa, será cobrada uma multa no valor de R$7,00 (sete reais) por cada mês de atraso.

O nosso Posto de Atendimento localizado no Centro, funciona de segunda a sexta, exceto feriados, das 07:00 às 17:00.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.cartaobemlegal.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Responder
Waldo Phellipe do Nascimento Cândido Phellipe
9 de abril de 2021 em 18:58

Gostaria de saber se já podemos para o ônibus pelo nfc do celular ou quando vai acontecer a atualização do sistema dos ônibus, estou deixando uma sugestão para vocês pensarem, obg!!

Responder
Tony Melo
15 de abril de 2021 em 10:22

Caro Waldo Phellipe,

Para o pagamento da passagem do transporte urbano através do NFC não é só questão de atualização do sistema. Nesse caso há a necessidade da troca dos atuais validadores (equipamentos que fazem a leitura no ônibus) o que implica num investimento de alto custo.

Entretanto, vimos ressaltar que já estamos trabalhando para isso acontecer.

Responder
Andressa da silva
12 de maio de 2021 em 13:08

Olá boa tarde! Eu a dois anos utilizei o cartão da minha filha e ele foi bloqueado pela biometria facial. Como ela estudava perto de casa não fui desbloquear mas agora ela vai estudar longe de casa e preciso desbloquear já que fui tentar recadastrar e não foi possível devido a estar bloqueado. Agendei um atendimento na smtt mas chegando lá disseram que não estava funcionando pra esse serviço. Gostaria de saber onde posso desbloquear

Responder
Tony Melo
17 de maio de 2021 em 12:23

Cara Andressa Silva,

Se o cartão foi bloqueado por USO INDEVIDO pelo Sistema de Biometria Facial, você deverá se dirigir a sede da SMTT localizado na Av. Durval de Góes Monteiro, de segunda a sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, munido do cartão e de um documento oficial com foto.

Você pode entrar em contato com a SMTT através do e-mail atendimento@smtt.maceio.al.gov.br ou através do WhatsApp (82) 98232-2887.

Não existe outra forma para resolver esse problema.

Responder
Emilly
15 de maio de 2021 em 08:00

Gostaria de sabe se no sábado faz o cartao bem legal , no terminal do benedito Bentes?

Responder
Tony Melo
17 de maio de 2021 em 12:27

Cara Emilly,

Não. Somente de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09:00 às 12:00.

Responder
nadja
21 de maio de 2021 em 10:39

Por que quando tem recarga retida , no ônibus não faz a recarga, tem que ir pra um posto, se no onibus fizesse a recarga seria bem melhor pra o usuario.

Responder
Tony Melo
21 de maio de 2021 em 16:37

Cara Nadja,

Sempre os funcionários que reclamam, são aqueles que não utilizam de forma correta o benefício do Vale-transporte, visto que se um funcionário utiliza o beneficio do Vale-transporte de forma correta, como determina a lei, não irá faltar e nem sobrar o Vale-transporte recebido para aquele período de trabalho.

Conforme divulgado em nosso site, após o pagamento do(s) boleto(s) bancário(s), os créditos serão disponibilizados para cada cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis, mediante a devida compensação bancária.

A recarga é realizada dentro do ônibus no momento em que o usuário for utilizar o seu Cartão Bem Legal.

Esse tipo de “problema” nem era para existir, caso os beneficiários do Vale-transporte utilizassem os seus cartões de forma correta, visto a recarga ser realizada dentro do ônibus no momento em que o mesmo utiliza o seu cartão.

A não utilização correta do cartão ou o recebimento de um valor de recarga maior do que o necessário, pode acarretar num acumulo de créditos, que consequentemente irá impedir que recebam os créditos de novos pedidos realizados, devido a falta de espaço (memória) no cartão, pois os mesmos se encontram com os dois bancos ocupados (carteira A e B). As informações de como funciona o armazenamento de créditos do novo sistema de bilhetagem eletrônica de Maceió, você encontra no site http://www.cartaobemlegal.com.br, clicando em “Como funciona?”.

Um pedido de recarga realizado pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da realização do pedido.

Após o prazo de 60 (sessenta) dias estas recargas só podem ser realizadas no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte eletrônico, conforme consta em nosso site clicando em Cartões => Vale-transporte => Pessoa jurídica => Item 13 ou Pessoa física empregador => Item 11.

Conforme estabelece a Lei Federal Nº. 7418, de 16 de Dezembro de 1985 que institui o Vale-transporte, os Vales-transporte anteriores perdem sua validade decorridos 30 (trinta) dias da data de reajuste tarifário.

O nosso sistema está configurado para realizar e utilizar as recargas por ordem cronológica, ou seja, utilizar e recarregar sempre os pedidos de recargas mais antigos, evitando assim que os créditos sejam expirados pela
validade.

Um pedido de carga tem validade de 01 (um) ano, conforme consta em contrato, contados a partir da disponibilização do mesmo para recarga e o produto em questão é Vale-transporte que é fornecido para o beneficiário para ser utilizado no mês vigente.

Após 01 (um) ano, esse pedido de créditos expira junto ao sistema sendo encerrado automaticamente e após esse encerramento, nada pode ser feito.

Responder
Deivinis Silva
1 de junho de 2021 em 12:08

Boa tarde!!

Eu moro no Benedito Bentes1 e gostaria de fazer o cartao bem legal, mas qual o horario pra se fazer o cartao?, pois eu fui a atarde fazer e disseram que so poderia fazer ate meio dia isso procede? pois trabalho os dois horarios e fica dificil pra esta saindo na hora do expediente.

Responder
Tony Melo
8 de junho de 2021 em 08:36

Caro(a)Deivinis Silva,
Você não informou o tipo de cartão que deseja solicitar.
Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.cartaobemlegal.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.
Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Elenise Silva
1 de junho de 2021 em 14:06

Perdi o meu Cartão Bem Legal. Moro no Tabuleiro. Como Faço segunda via. Posso resgatar os créditos anteriores. OBRIGADA.

Responder
Tony Melo
8 de junho de 2021 em 08:39

Cara Elenise Silva,

Você não informou o tipo de cartão utilizado por você.

Conforme consta no nosso site, vimos comunicar que a solicitação de um bloqueio de cartão do sistema URBANO deve ser direcionado para o endereço bloqueio@cartaobemlegal.com.br, de Segunda a Sexta-feira, das 07h:00min às 17h:00min, exceto feriados, informando o Tipo de cartão utilizado, Número do cartão, Motivo do bloqueio, CPF (se for Vale-transporte pessoa física, Escolar, Cidadão) e o CNPJ da
empresa (se for pessoa jurídica).

A efetivação de um bloqueio ocorrerá no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas úteis após a solicitação do mesmo e o CONTRATANTE se responsabilizará pela utilização indevida dos créditos disponíveis no cartão por terceiros, até o seu efetivo bloqueio.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.cartaobemlegal.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Filipe Barbosa
21 de setembro de 2021 em 06:45

O que preciso levar para fazer a segunda via do VT, quais os custos e com quanto tempo eu consigo estar com ele em mãos?

Responder
Tony Melo
23 de setembro de 2021 em 09:42

Caro Filipe Barbosa,

Conforme consta no nosso site, vimos comunicar que a solicitação de um bloqueio de cartão do sistema URBANO deve ser direcionado para o endereço bloqueio@cartaobemlegal.com.br, de Segunda a Sexta-feira, das 07h:00min às 17h:00min, exceto feriados, informando o Tipo de cartão utilizado, Número do cartão, Motivo do bloqueio, CPF (se for Vale-transporte pessoa física, Escolar, Cidadão) e o CNPJ da empresa (se for pessoa jurídica).

A efetivação de um bloqueio ocorrerá no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas úteis após a solicitação do mesmo e o CONTRATANTE se responsabilizará pela utilização indevida dos créditos disponíveis no cartão por terceiros, até o seu efetivo bloqueio.

Uma nova via do cartão deverá ser solicitada junto ao Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, situado a Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), no setor de atendimento do Vale-transporte eletrônico, mediante pagamento no valor equivalente a 09 (nove) tarifas vigentes, hoje R$ 30,15 (trinta reais e quinze centavos).

O processo de solicitação de uma 2ª via (outras vias) pode ser realizado por um portador da empresa devidamente autorizado.

A nova via do cartão será entregue SOMENTE AO TITULAR DO CARTÃO, em até 05 (cinco) dias úteis, com os créditos remanescentes do cartão anterior devidamente ressarcidos, mediante apresentação de um documento oficial com foto.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.cartaobemlegal.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Larissa Soares
26 de outubro de 2021 em 21:47

Quanto tempo em média levar, pra fazer o cadastro estudantil?

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 14:39

Cara Larissa Soares,

O prazo para entrega do Cartão Bem Legal Escolar é de até 30 (trinta) dias a contar da data da solicitação do mesmo.

A retirada deve ser realizada no mesmo posto onde foi realizada a solicitação (cadastro).

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.vamumobilidade.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado através dos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Ellayne
27 de outubro de 2021 em 08:54

Bom dia! Meu cartão escolar foi bloqueado, não sei a causa, isso aconteceu após menos de um mês de ter validado o passe livre. Gostaria de saber como proceder para o desbloqueio? Não consigo utilizar passe livre, nem a recarga q tinha antes.

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 14:47

Cara Ellayne,

Primeiro você precisa saber o motivo do bloqueio.

Se o seu cartão foi bloqueado por USO INDEVIDO pelo Sistema de Biometria Facial, você deverá se dirigir a sede da SMTT localizado na Av. Durval de Góes Monteiro, de segunda a sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, munido do cartão e de um documento oficial com foto.

Você pode entrar em contato com a SMTT através do e-mail atendimento@smtt.maceio.al.gov.br ou através do WhatsApp (82) 98232-2887.

O bloqueio por USO INDEVIDO é previsto na Portaria N.º 041 de 17 de fevereiro de 2020, senão vejamos:

“Art. 1º. O uso do “Cartão Bem Legal”, das categorias gratuito e/ou com benefício de redução tarifária, a exemplo das modalidades Escolar, Sênior, Correio e Passageiro Especial, será monitorado através de Sistema de Identificação Biométrica Facial e/ou Digital, instalada no interior dos veículos e nas catracas de solo dos terminais do Sistema de Transporte Público Coletivo do Município de Maceió.

§1º O sistema coletará e armazenará fotografias do passageiro/usuário que utilizar uma das modalidades de Cartão Bem Legal elencadas no caput deste artigo, no momento do registro da viagem no validador, e as comparará com a imagem e/ou digital do titular do benefício tarifário previamente cadastrada junto ao SINTURB, no Sistema de Bilhetagem Eletrônica, com permissão de acesso à SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRANSITO – SMTT do MUNICÍPIO DE MACEIÓ.

§2º Considera-se benefício tarifário a utilização do Cartão Bem Legal, em qualquer modalidade, na hipótese de integração temporal.

Art. 2º. É considerado uso indevido de beneficio tarifário:

I – A utilização por pessoa diversa do titular do Cartão Bem Legal;
II – A utilização de crédito eletrônico, na modalidade “gratuito com acompanhante”, sem a presença do respectivo titular do benefício tarifário;
III – A tentativa de não mostrar o rosto/face ou de obstruir a lente da(s) câmara(s) no interior dos veículos ou nas catracas solos dos terminais de ônibus;
IV – A utilização do Cartão Bem Legal em desacordo com as suas finalidades;
V – Fornecimento de informações falsas, para obtenção de benefícios de isenção ou redução tarifária.

Art. 3º. Havendo constatação de uso indevido do Cartão Bem Legal nas catracas, o portador e/ou o titular do cartão será informado da irregularidade, através do próprio validador, existente no interior do ônibus, com a mensagem de “CARTÃO BLOQUEADO/CANCELADO/HOTLIST”.

§ 1º. Na situação prevista no caput deste artigo, o titular do benefício deverá comparecer à sede da SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRANSITO – SMTT para regularização,
a depender do caso.

Art. 4º. Constatando-se a prática de irregularidade pelo uso indevido do benefício tarifário, será aplicada, gradativamente, as seguintes medidas:

I – suspensão do beneficio por 30(trinta) dias, em caso de primeira incidência;
II – suspensão por 60(sessenta) dias em caso de reincidência;
III – cancelamento do beneficio, em caso de manutenção da reincidência.

§ 1º Para os fins desta portaria, considera-se reincidência o cometimento da irregularidade dentro do prazo de 06 (seis) meses contados da última constatação.
§ 2º Findo o prazo da suspensão, previsto nas hipóteses dos incisos I e II deste artigo, o titular do beneficio deverá comparecer à SMTT, no âmbito da DIVISÃO DE CADASTRO – DICAD, para solicitar a reativação do seu cadastro.
§ 3º A renovação periódica do benefício não cancelará eventual suspensão e nem afetará na computação do prazo de reincidência.
§ 4º Cancelado o benefício, o titular somente poderá requerê-lo novamente após decorrido o prazo de 01 (um) ano.
§ 5º O cartão BEM LEGAL será retido quando aplicada a penalidade de suspensão, e recolhido para inutilização definitiva na hipótese de cancelamento.

Responder
Lucas
2 de novembro de 2021 em 21:42

Boa noite!
Como o turista pode fazer um cartão para utilizar o transporte coletivo de Maceió? Não tenho comprovante de endereço, já que permanecerei apenas 12 dias na cidade, porém, desejo utilizar este meio de transporte. Desde já agradeço

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 14:53

Caro Lucas,

Você pode solicitar um Cartão Bem Legal Cidadão avulso.

o Cartão VAMU Cidadão que é o cartão voltado para o usuário comum, que não é contemplado com o beneficio do Passe Livre (não possui o Cartão VAMU Escolar) ou não recebe o benefício do Vale-transporte (não possui o Cartão VAMU Vale-transporte), mas que se utiliza do transporte público para os seus deslocamentos.

Você pode solicitar o Cartão VAMU Cidadão nos seguintes Postos de Atendimento:

– Posto de Atendimento do Cartão VAMU, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 09h:00min às 12h:00min;
– Terminal de Ônibus do Colina, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, de segunda a sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Salvador Lyra, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Graciliano Ramos, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Já do Maceió Shopping, de segunda a sexta, das 10h:00min às 16h:00min.

Basta apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência (com CEP. Para não turistas) e realizar a retirada do seu Cartão VAMU Cidadão.

O Cartão Bem Legal Cidadão só é entregue na hora para quem nunca teve um Cartão Bem Legal (independente do tipo).

Para quem já existe para o sistema (possui algum tipo de cartão de transporte), o mesmo não permite a vinculação de um Cartão VAMU Cidadão já pré-impresso e por isso você terá que esperar.

A 1ª via do Cartão VAMU Cidadão é gratuita.

A aquisição de créditos para o Cartão VAMU Cidadão (valor integral) pode ser realizado das seguintes formas:

– Internet, mediante cadastro no Portal Cidadão (através do site http://www.cartaobemlegal.com.br => Cartão Cidadão)
– Aplicativo Rede Ponto Certo Cartão Bem Legal, CittaMobi, RecargaPay, Qiwi ou VAMU (Android/IOS) (somente com cartão de débito ou crédito);
– Junto aos mais de 130 (cento e trinta) pontos de vendas da rede de conveniência (Rede Ponto Certo / QIWI), mediante pagamento de taxa de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse http://www.cartaobemlegal.com.br =>Pontos de Recarga => Rede Ponto Certo ou => QIWI;
– No autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro)
– Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 19h:00min;
– Terminal de Ônibus do Colina, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min;
– Terminal de Ônibus do Eustáquio Gomes, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min;
– Terminal de Ônibus de Cruz das Almas, de segunda a sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Salvador Lyra, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min;
– Terminal de Ônibus do Graciliano Ramos, de segunda a sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min,
– Maceió Shopping – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 10h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito);
– Parque Shopping – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 10h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito); e
– Terminal Rodoviário João Pulo II – Totem de Recarga, de domingo a domingo, das 05h:00min às 21h:00min (somente com cartão de débito ou crédito).

Todo pedido de créditos realizados via web (através do Portal Escolar ou Cidadão), assim como, pedidos de créditos realizados por aplicativos, após o pagamento do(s) boleto(s) bancário(s) (caso de pedidos realizados via portal), os créditos serão disponibilizados para cada cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis, mediante a devida compensação bancária, sendo a recarga é realizada dentro do ônibus no momento em que o usuário for utilizar o seu Cartão VAMU.

Você encontra todas as informações necessárias em nosso site http://www.vamumobilidade.com.br, selecionando o tipo de cartão desejado clicando nos menus: O que é, Como obter e Perguntas Frequentes.

Maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento: (82) 3021-8110.

Responder
Carla Beatriz
6 de novembro de 2021 em 15:11

Por favor quero saber se posso usar a carteirinha do estudante dia de sábado?

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 14:56

Cara Carla Beatriz,

Pode sim.

Todo estudante tem direito a 80 (oitenta) viagens mensais, sendo 44 (quarenta e quatro) gratuitas/Passe livre e 36 (trinta e seis) pagando 50% do valor da tarifa vigente.

O Passe Livre é renovado automaticamente todo dia 1º e não é acumulativo.

Responder
Gabriela
9 de novembro de 2021 em 16:35

Olá, o recadastramento estudantil fica pronto na hora?

Responder
Tony Melo
11 de novembro de 2021 em 15:06

Cara Gabriela,

Sim. O Recadastramento é realizado na hora.

Responder
Claudiany
11 de novembro de 2021 em 15:33

Para recadastramento do cartão estudantil, ainda há isenção referente a taxa no valor de R$ 7,00 mês? Qual site para agendamento da solicitação do passe livre?

Responder
Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 18:48

Olá, Claudiany! O processo de cadastro e recadastro de 2022 já foi iniciado. O agendamento da solicitação do Passe Livre é feito no site da Prefeitura de Maceió: https://www.online.maceio.al.gov.br/8/agendamento/

Responder
Livia
12 de dezembro de 2021 em 23:57

Olá gostaria de tirar uma dúvida,eu tive carteirinha de estudante, quando fui pedir a de cidadão falaram que só com 5 dias úteis, porém eu não tive tempo nem dinheiro pra voltar lá no posto e pegar, eu tenho que fazer um novo pedido? Outra pessoa com meu RG pode pegar?

Responder
Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 23:43

Olá, Lívia. Se já passaram-se cinco dias úteis, seu cartão já está pronto. Basta se dirigir ao posto onde você solicitou para retirá-lo. Obs: apenas você pode efetuar a retirada.

Responder
Claudia Efigênio
15 de dezembro de 2021 em 16:47

Quais os documentos que precisa fazer o cartão de sai na hora.

Responder
Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 23:43

Olá, Claudia. Caso esteja se referindo ao Cartão Vamu Cidadão, basta levar CPF, RG e comprovante de residência. Vale ressaltar que apenas a 1ª via é emitida na hora. Se for 2ª via, será emitido em até 5 (cinco) dias úteis.

Responder
Maria Fernanda
6 de janeiro de 2022 em 17:34

Olá! Boa tarde. Tudo bem?
Estão fazendo o cadastramento para o cartão Bem Legal? Se sim, qual o horário, por favor?
Obrigada!

Responder
Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 23:27

Olá, Maria. O processo de cadastro e recadastro 2022 já começou. As instituições de ensino têm até o dia 28 de fevereiro para enviar os dados dos alunos. Por favor, verifique com o responsável na instituição onde você estuda para saber se seus dados já foram enviados. Se já estiver com o formulário de cadastro/recadastro carimbado e assinado, basta se dirigir a um dos pontos com a documentação necessária para realizar o procedimento.

Responder
Eduardo souza
25 de janeiro de 2022 em 13:31

Boa tarde. Vou fazer o meu estudantil, mas vir no formulario que o endereço ta de onde morava, no caso interior. Tem algum problema? Ou so pode ser endereço daqui de maceio ?

Responder
Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 18:42

Olá! É necessário ser residente de Maceió. Caso o endereço esteja incorreto, leve um comprovante de residência atualizado (com no máximo três meses de emissão) quando for efetuar o recadastro.

Responder
Camila
17 de março de 2022 em 10:44

Gostaria de saber se posso solicitar a 1 via no posto do Eustáquio Gomes

Responder
Vamu Mobilidade
17 de março de 2022 em 13:02

Olá, Camila. Seria a primeira via de qual cartão? Vamu Cidadão, Vale-Transporte, Escolar…?

Responder
José Cristiano
26 de março de 2022 em 06:55

Bom dia ! Para recadastramento do cartão bem legal estudantil ,precisa de foto 3/4 e Xerox dos documentos.

A foto desse cartão está quase que invisível será q vae ser preciso fazer um outro cartão.? Pode

E quanto é taxa para confeccionar um novo cartão caso for preciso.

Aos sábados o posto centro Buarque de Macedo funcionará.

Muito obrigado !

Responder
Vamu Mobilidade
4 de maio de 2022 em 16:56

Olá, José! Caso a foto não esteja visível, pode ser necessário solicitar uma nova via. A taxa para emissão é de R$ 21 (vinte e um reais). O posto de atendimento do Centro não funciona aos sábados.

Responder

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