O que é?

O Cartão Vamu Escolar é o cartão que substituiu o CETE – Cartão Eletrônico de Transporte Escolar, destinado aos estudantes regularmente matriculados e que tenham frequência comprovada às aulas, nos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, credenciados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), na Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação, localizadas no município de Maceió.

O Cartão Vamu Escolar permite que o estudante obtenha um desconto de 50% no valor da tarifa de transporte público urbano vigente no município de Maceió, conforme Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004, sendo mais moderno, durável e de leitura mais rápida.

O Cartão Vamu Escolar pode ser recarregado da seguinte forma:

  • Pela internet (através do site www.cartaobemlegal.com.br => Cartão Escolar). Todo pedido de créditos realizado via web (através do Portal Escolar), após o pagamento do boleto bancário, os créditos serão disponibilizados para recarga em até 72 (setenta e duas) horas úteis, mediante a devida compensação bancária, sendo a recarga é realizada dentro do ônibus no momento em que o usuário for utilizar o seu Cartão Vamu;
  • Aplicativo Vamu, Rede Ponto Certo, CittaMobi, Qiwi e RecargaPay, disponíveis para Android/iOS. Todo pedido de créditos realizado via aplicativos, após o pagamento (por cartão de crédito ou transferência bancária), os créditos serão disponibilizados para recarga em até 72 (setenta e duas) horas úteis, mediante a devida compensação bancária, sendo a recarga é realizada dentro do ônibus no momento em que o usuário for utilizar o seu Cartão Vamu;
  • Nos 130 (cento e trinta) postos da rede de conveniência (Rede Ponto Certo e Qiwi) espalhados pela cidade, mediante pagamento de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse o menu => Veja Aqui os Pontos de Recarga, no nosso site.
  • No Autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Vamu Mobilidade (Centro e UFAL); e
  • De forma presencial nos Postos de Vendas do Vamu Mobilidade (Centro, Terminal do Benedito Bentes, Terminal do Eustáquio Gomes, Terminal do Colina, Terminal de Cruz das Almas, Terminal do Salvador Lyra, Terminal do Graciliano Ramos) e no Totem de Recarga do Maceió Shopping.

Como obter?

1ª Via

Voltado para o estudante que nunca teve o Cartão Vamu Escolar, a primeira via deverá ser solicitada durante o processo de CADASTRO/RECADASTRO no Posto do Cartão Vamu do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min e no Posto do Vamu Mobilidade do Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h:00mim às 12h:00min, mediante apresentação do Formulário de Cadastro/Recadastro 2021 (devidamente carimbado e assinado pela instituição de ensino), RG e CPF do titular (original e cópia), comprovante de residência 2021 com CEP (original e cópia, com no máximo 03 meses de emissão), 01 foto 3×4 colorida (atual) e a taxa no valor de R$14,00 (catorze reais), até o dia 31 de março de 2021. Após essa data, além da taxa, será cobrada uma multa no valor de R$ 7,00 (sete reais) por cada mês de atraso.

2ª Via (outras vias)

Local: Posto do Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min e no Posto do Vamu Mobilidade do Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h:00mim às 12h:00min.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por EXTRAVIO, PERDA, ROUBO e CORRELATOS o estudante deverá apresentar o BO (Boletim de Ocorrência), 01 foto 3×4 atual colorida* e pagar a taxa no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) em espécie.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por DANO o estudante deverá apresentar o cartão danificado, 01 foto 3×4 atual colorida* e pagar a taxa no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) em espécie.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por DEFEITO, o estudante deverá apresentar o cartão (a ser analisado pelo setor de atendimento) e 01 foto 3×4 atual colorida*. Caso seja constatado pelo setor de atendimento que o cartão apresentou DEFEITO, este será substituído sem custo para o estudante.

Em TODAS as situações descritas acima, os créditos que o estudante possuía no cartão anterior serão repassados para o novo cartão.

*A foto 3×4 atual colorida será exigida quando o estudante estiver muito diferente da foto que se encontra em nosso banco de dados.

Central de Atendimento: (82) 3021-8110.

Recarga Presencial

O Cartão Vamu Escolar pode ser recarregado* nos Postos de Vendas e de Atendimento do Vamu Mobilidade conforme endereços a seguir:

Centro
Com o atendente ou no autoatendimento.
Endereço: Rua Buarque de Macedo, 549. Centro.
Horário: De Segunda à Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min.**
Telefone: 3201-8234.

Terminal do Benedito Bentes
Com o atendente.
Endereço: Avenida Pimentel da Costa, s/n, Benedito Bentes.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 19h:00min. Sábado 05h:00min às 12h:00min.**

Terminal do Eustáquio Gomes
Com o atendente.
Endereço: Rua 8-A, 190, Cidade Universitária.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min.**

Terminal do Colina
Com o atendente.
Endereço: Rua Ernani da Rocha Cavalcante Passos, 149, Santa Amélia.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:00min às 17h:00min. Sábado das 05h:00min às 12h:00min.**

Terminal de Cruz das Almas
Com o atendente.
Endereço: Rua Lauro Machado da Costa, S/N, Cruz das Almas.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 06h:00min às 18h:00min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min.**

Terminal do Salvador Lyra
Com o atendente.
Endereço: Rua Dr. Júlio César Mendonça Uchôa, 02, Tabuleiro do Martins.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 18h:00min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min.**

Terminal do Graciliano Ramos
Com o atendente.
Endereço: Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, S/N, Cidade Universitária.
Horário: De Segunda a Sexta, exceto feriados, das 05h:30min às 17h:30min. Sábado das 06h:00min às 12h:00min.**

Maceió Shopping
Totem de Recarga.
Endereço: Avenida Gustavo Paiva, 2990, Mangabeiras.
Horário: De Segunda a Sábado, das 10h:00min às 22h:00min. Domingo das 12h:00min às 21h:00min.**

**Poderá haver alterações nos horários de atendimento.

Rede de Conveniência
Nos mais de 130 (cento e trinta) postos da rede de conveniência (Rede Ponto Certo e Qiwi) espalhados pela cidade, mediante pagamento de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse o menu => Veja Aqui os Pontos de Recarga, do nosso site.

*O Cartão Vamu Escolar só será carregado mediante recadastramento anual do mesmo, conforme Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004 que altera o Decreto Nº. 5.860/99, que institui o regulamento do Cartão Eletrônico de Transporte Escolar – CETE e dá outras providências.

**Poderá haver alterações nos horários de atendimento nos períodos de recesso e férias escolares.

Dicas para recarga online

1ª Etapa: Faça seu cadastro

  • Clique no menu “Recarga online”;
  • Na caixa Acesso ao Portal, escolha a opção “Sou estudante e já tenho cartão!”, abaixo da opção “Esqueci minha senha”;
  • Preencha os dados na guia “Identificar Estudante” (é necessário que todos os campos sejam preenchidos corretamente).
  1. Código do Cartão: É o número impresso no verso do Cartão Vamu Escolar abaixo do nome do titular do cartão;
  2. Nome Completo: Nome do titular do cartão, sem abreviações e acentos;
  3. Data de Nascimento: Digite a sua data de nascimento ou escolha o dia, mês e ano da data de nascimento do titular com ajuda do calendário que será aberto;
  4. Nome da Mãe: Preencha o nome completo da mãe do titular, sem abreviações e acentos;
  5. Texto de Segurança: informe o texto impresso exibido na caixa localizada abaixo deste campo;
  6. Leia o requerimento e marque em seguida o quadro “Li e concordo com o Requerimento do Sistema de Compra Online” clicando uma vez sobre o mesmo.
  7. Clique em “Ok”.

Foi exibida uma mensagem de erro, o que faço?

Siga as instruções abaixo dependendo da mensagem de erro exibida:

  • Imagem de segurança inválida – digite o texto de segurança conforme exibido na imagem que fica logo abaixo do campo. Se tiver dificuldades na leitura, solicite que o sistema gere um novo código clicando no link “Gerar nova imagem”.
  • Campos de validação inválidos – Confira se os campos: Nome completo e Nome da Mãe estão sem acentos ou abreviações, exatamente como consta no cadastro do Cartão Vamu Escolar. Verifique também se o Código do Cartão Vamu Escolar e a Data de nascimento foram preenchidos de acordo.
  • Caso todos os dados tenham sido preenchidos corretamente e o sistema ainda apresente mensagem de erro, ligue para Central de Atendimento: (82) 3021-8110, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min.

2ª Etapa: Continuação do preenchimento dos dados de Cadastro

  • Email: Preencha com um endereço de e-mail válido. Ele não deve conter o trecho expresso da forma: _@
    Exemplo: fernando_@hotmail.com é um endereço inválido. Porém o endereço pode conter letras e números após o símbolo _, exemplo: joaquim_1980@hotmail.com ou joao_marcelo@hotmail.com;

Atenção: o e-mail fornecido no cadastro será usado como seu login e não poderá ser alterado.

  • Senha: Escolha uma senha com no mínimo 06 (seis) dígitos;
  • Confirmar a senha: Repita a senha preenchida no campo anterior.

Ao finalizar o preenchimento, será exibida a seguinte mensagem:

Bem-vindo,
Cadastro realizado com sucesso.
Prezado estudante, em breve você receberá um E-MAIL de confirmação.
Para que seu acesso seja habilitado no portal do Cartão Vamu Escolar você precisará confirmá-lo através de um link que constará no corpo do e-mail.

Verifique a caixa de entrada do seu e-mail cadastrado e procure a mensagem com o assunto “CONFIRMAÇÃO DE ACESSO AO PORTAL DE VENDAS”. Nele será informado o seu login e senha, assim como, indicado um link para que você realize o primeiro acesso.

Caso não consiga clicar no link, copie todo o endereço (incluindo o http://) e cole na barra de endereços do seu navegador de internet.

3ª Etapa: Faça seu pedido de recarga

  • Efetue o login, fornecendo seu e-mail e senha. Se este é o seu primeiro acesso, seu login será efetuado automaticamente;
  • Será aberta a página inicial do sistema Cartão Vamu Escolar. Escolha Pedido > Pedido de Recarga;
  • Na página Pedido de Recarga você poderá escolher um valor pré-definido ou digitar o valor desejado. Em seguida, clique no botão Inserir pedido;
  • Na página Finalizar Pedido constará o número do cartão para o qual está sendo feita a recarga. Confira se este é o cartão para o qual você deseja realizar a recarga. Também será calculado o valor do boleto a ser pago. Você ainda poderá alterar o valor escolhido digitando um novo valor;
  • Clique na opção Finalizar pedido para continuar;
  • Após finalização do pedido será exibida a mensagem: Pedido finalizado conforme dados abaixo;
  • Escolha a opção Imprimir Boleto e em seguida pague em espécie junto à rede bancária.

Em até 72 (setenta e duas) horas úteis após o pagamento, seus créditos serão inseridos automaticamente ao utilizar o seu Cartão Vamu Escolar nos validadores presentes em toda a frota de ônibus urbano do município de Maceió.

Para maiores informações ligue para Central de Atendimento: (82) 3021-8110.

Recarga Online

Clique aqui e você será redirecionado para o Portal do Cartão Vamu Escolar.

Um pedido de créditos realizado e pago pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 30 (trinta) dias. Após o prazo de 30 (trinta) dias, essas recargas só podem ser realizadas nos Postos de vendas do Cartão Vamu (Centro, UFAL e Terminal do Benedito Bentes).

Perguntas Frequentes

Somente eu (o próprio estudante) posso fazer o meu cadastro (solicitar o primeiro cartão)?
Sim, somente o estudante poderá fazer o seu cadastro (solicitar o seu primeiro Cartão Vamu Escolar) desde que esteja com toda a documentação necessária.

Também a retirada do Cartão Vamu Escolar somente poderá ser realizada pelo titular do mesmo, visto a obrigatoriedade da realização do cadastro biométrico.

Sou aluno novato e nunca tive o Cartão Vamu Escolar, como devo proceder?
Você deverá aguardar a chegada do formulário na sua instituição de ensino, pegar a assinatura e carimbo da instituição e se dirigir ao Posto do Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min e no Posto do Vamu Mobilidade do Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h:00mim às 12h:00min, mediante apresentação do Formulário de Cadastro/Recadastro 2021 (devidamente carimbado e assinado pela instituição de ensino), RG e CPF do titular (original e cópia), comprovante de residência 2021 com CEP (original e cópia, com no máximo 03 meses de emissão), 01 foto 3×4 colorida (atual) e a taxa no valor de R$14,00 (catorze reais), até o dia 31 de março de 2021. Após essa data, além da taxa, será cobrada uma multa no valor de R$ 7,00 (sete reais) por cada mês de atraso.

Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?
Compareça ao Posto do Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min e no Posto do Vamu Mobilidade do Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h:00mim às 12h:00min.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por EXTRAVIO, PERDA, ROUBO e CORRELATOS o estudante deverá apresentar o BO (Boletim de Ocorrência), 01 foto 3×4 atual colorida* e pagar a taxa no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) em espécie.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por DANO o estudante deverá apresentar o cartão danificado, 01 foto 3×4 atual colorida* e pagar a taxa no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) em espécie.

Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por DEFEITO, o estudante deverá apresentar o cartão (a ser analisado pelo setor de atendimento) e 01 foto 3×4 atual colorida*. Caso seja constatado pelo setor de atendimento que o cartão apresentou DEFEITO, este será substituído sem custo para o estudante.

Em TODAS as situações descritas acima, os créditos que o estudante possuía no cartão anterior serão repassados para o novo cartão.

*A foto 3×4 atual colorida será exigida quando o estudante estiver muito diferente da foto que se encontra em nosso banco de dados.

Central de Atendimento: (82) 3021-8110.

Como posso bloquear o meu cartão?
Compareça ao Posto do Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min e no Posto do Vamu Mobilidade do Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h:00mim às 12h:00min.

Em caso de bloqueio realizado por um responsável pelo estudante, também deverá ser apresentado o original de um documento oficial de identificação com foto. Só serão permitidos bloqueios pelos responsáveis cadastrados no sistema.

Você também pode enviar um e-mail solicitando o bloqueio para o endereço eletrônico: bloqueio@cartaobemlegal.com.br, informando o nome do usuário, número do cartão, CPF, nome da mãe, data de nascimento e o motivo do bloqueio, de segunda a sexta feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
No máximo, 48 (quarenta e oito) horas úteis após a solicitação do bloqueio.

Estudante de curso pré-vestibular tem direito ao Cartão Vamu Escolar?
Não. Conforme o Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004, em seu Artigo 2° e Parágrafo Único, não tem direito ao Cartão Vamu Escolar os alunos de cursos pré-vestibulares, cursos de extensão e supletivos modulares.

Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?
Os estudantes do ensino fundamental e médio têm direito a 80 (oitenta) créditos mensais e os estudantes do ensino superior têm direito a 120 (cento e vinte) créditos mensais. No período de recesso e férias escolares, assim como, para os estudantes que comprovadamente residem próximo à escola (raio de 800m), os mesmos só têm direito a adquirir 50% dos créditos informados acima, conforme Artigo 19 e § 1° e 3° do Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004.

Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?
A recarga pode ser realizada de duas formas: via web (Portal Escolar) ou de forma presencial.

A recarga presencial pode ser feita pelo próprio estudante ou por qualquer outra pessoa.

O Cartão Vamu Escolar só será carregado mediante recadastramento anual do mesmo, conforme Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004 que altera o Decreto Nº. 5.860/99, que institui o regulamento do Cartão Eletrônico de Transporte Escolar – CETE e dá outras providências.

Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?
Não. Apenas compareça ao Posto do Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, para alterar seu cadastro, portando: O Cartão Vamu Escolar e uma Declaração de Vínculo devidamente carimbada e assinada pela instituição de ensino.

Por que devo apresentar meu cartão ao cobrador?
Por ser de uso pessoal e intransferível, é obrigação do estudante apresentar o cartão ao cobrador para que o mesmo possa verificar se o usuário é mesmo o titular do cartão.

O que acontece se o meu cartão for utilizado por outra pessoa?
O Cartão Vamu Escolar é de uso pessoal e intransferível e o estudante que descumprir tal determinação será suspenso por 01 (um) ano dos benefícios do cartão, depois de descoberta a fraude, conforme Artigo 20 do Decreto Nº. 6.383 de 16 de Janeiro de 2004.

O meu Cartão Vamu Escolar tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados neste site. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos eletrônicos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema.

É possível acompanhar o saldo do meu cartão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus, nos validadores dos Postos de Atendimento do Vamu Mobilidade e nas máquinas de autoatendimento.