Cittamobi Acessibilidade: transporte público de Maceió ganha app para deficientes visuais

06 / 05 / 22

Foto: Ascom Sinturb

Em sua essência, o transporte público precisa ser irrestritamente inclusivo. Pensando nesse objetivo, a Prefeitura de Maceió lançou o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, desenvolvido para ajudar na mobilidade de pessoas com deficiências visuais que precisam dos ônibus para se locomover. A capital alagoana é a segunda do Brasil a receber o sistema.

O anúncio da implantação foi feito nesta quinta-feira (05), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e contou com o gestor do órgão, André Costa, o prefeito de Maceió, JHC, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges.

Para o presidente do Sinturb, toda iniciativa que torne o transporte público mais inclusivo é bem vinda. “As cidades necessitam do transporte público de qualidade, e nosso foco é justamente deixá-lo cada vez melhor, mais prático e mais seguro. Para isso, precisamos pensar na sociedade como um todo, e encontrar novas maneiras de aperfeiçoar a mobilidade urbana”, explica Borges.

André Costa, superintendente da SMTT, reforçou a importante ajuda que o aplicativo dará aos deficientes visuais. “Antes só tinha o tempo de chegada do ônibus, agora tem o tempo de chegada, avisa a hora de embarcar, e diversas ferramentas. O aplicativo é fundamental e traz mais segurança e acessibilidade para essas pessoas”, afirmou o gestor.

Funcionamento

Desenvolvido pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual, o app existe desde 2014, mas atualmente conta com uma versão muito mais avançada e aperfeiçoada, com inúmeras funcionalidades que conseguem oferecer mais autonomia para pessoas com essa deficiência.

O Cittamobi Acessibilidade conta com uma assistente de voz, a possibilidade de criação de pontos de referência para facilitar a auto-localização, rotas pré-determinadas (para ir ao trabalho ou consultas médicas, por exemplo) e locais favoritos que podem ser selecionados por voz.

“Nosso principal diferencial é o VoiceOver, comando de voz que alerta quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisa o momento de chegada ao ponto de destino escolhido, e sinaliza o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus”, explica a empresa. O aplicativo também é capaz de informar por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto, fazendo com que o deficiente visual fique mais ambientado com a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *