Central Já! Mangabeiras passa a atender casos de bloqueio de cartões por uso indevido

15 / 12 / 21

Foto: Ascom SMTT

Os passageiros de Maceió ganharam mais um ponto de atendimento para resolver casos de cartões Vamu bloqueados por uso indevido registrados pela biometria facial. Além do posto localizado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no bairro do Tabuleiro do Martins, agora também é possível agendar horários na Central Já! localizada no Maceió Shopping.

Com a novidade, a população passa a ter uma opção na parte baixa, que também conta com horário ampliado. Enquanto na SMTT, o funcionamento para esse tipo de ocorrência é das 8h às 14h, no Já! é possível agendar atendimentos entre 8h e 17h. Os atendimentos podem ser agendados no link https://agendamento.seplag.al.gov.br/.

Para realizar o desbloqueio, é necessário que o titular esteja presente para realizar o procedimento, e estar munido de documento com foto. Caso seja um menor de idade, o responsável pode analisar o motivo do bloqueio através das imagens captadas nos coletivos.

Vale ressaltar que o uso indevido dos cartões  tem se tornado, cada vez mais, recorrente em Maceió. Só em 2021, foram 3.474 cartões bloqueados por uso indevido da gratuidade, destinada para estudantes (Vamu Escolar), idosos (Vamu Sênior) e pessoas com deficiência (Vamu Especial), com ou sem acompanhante. Destes, 1.115 foram constatados no uso do Passe Livre estudantil, o equivalente a 32,10% do total.

Biometria facial

Os cartões que garantem o direito à gratuidade nos transportes públicos são de uso pessoal e intransferível. Assim que a biometria identifica que o cartão está sendo utilizado por terceiros, ou que há duas pessoas tentando passar pela catraca, o sistema caracteriza como fraude e o cartão é bloqueado automaticamente. O mesmo acontece quando não há o registro que o passageiro passou pela catraca.

Na primeira ocorrência, o cartão é recolhido e fica bloqueado durante 30 dias, e o passageiro é informado sobre o motivo da suspensão do benefício, assinando um termo de responsabilidade. Após o prazo do bloqueio, é possível reaver o cartão e voltar a utilizá-lo normalmente.

Caso haja uma reincidência, a penalidade passa a ser de 60 dias. Se o sistema contabilizar uso indevido uma terceira vez, o benefício é cancelado e o usuário só poderá tentar reaver o cartão após um ano.

Com Ascom SMTT

6 Comentários em “Central Já! Mangabeiras passa a atender casos de bloqueio de cartões por uso indevido

Patrícia dos santos araujo
14 de janeiro de 2022 em 18:48

Meu filho perdeu a data de pegar o formulário como posso resolver agora pra desbloquear a carteirinha estudantil dele

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Comercial Sinturb
31 de janeiro de 2022 em 23:26

Olá, Patrícia. O processo de recadastro 2022 já começou. As instituições de ensino têm até o dia 28 de fevereiro para enviar os dados dos alunos. Por favor, verifique com o responsável na instituição onde seu filho estuda para saber se os dados dele já foram enviados.

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Jessica Gomes
15 de fevereiro de 2022 em 15:22

Olá, fui furtada recentemente e levaram minha carteira com meu cartão bem legal de estudante. Posso fazer o cadastramento para fazer um novo cartão?

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Vamu Mobilidade
15 de fevereiro de 2022 em 22:56

Olá, Jéssica. Você precisará solicitar primeiro uma nova via (clique aqui para saber como), e efetuar o recadastramento. Para a solicitação de uma nova via do Cartão Vamu Escolar por EXTRAVIO, PERDA, ROUBO e CORRELATOS o estudante deverá apresentar o BO (Boletim de Ocorrência), 01 foto 3×4 atual colorida (quando o estudante estiver muito diferente da foto que se encontra em nosso banco de dados) e pagar a taxa no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) em espécie. Local: Posto Vamu Mobilidade do Centro, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, ou no Terminal do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

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Célia Sampaio de Oliveira
22 de fevereiro de 2022 em 12:39

Olá meu cartão foi bloqueado por uso indevido e me disseram que vai ficar durante um ano na smtt e verdade?

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Vamu Mobilidade
17 de março de 2022 em 12:53

Olá, Célia. Para poder te responder melhor, precisaria saber qual a modalidade do seu cartão, e qual o motivo do bloqueio. Poderia me passar essas informações?

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